Campanha Consciência e Diretividade

Campanha “Consciência e Diretividade”

Para estimular as visitas ao website “Escolha Alumínio” e informar o consumidor final sobre as vantagens da aplicação do alumínio em diversos segmentos de consumo, além dos fatores sustentabilidade e reciclagem, foi realizada a campanha publicitária “Consciência & Diretividade”, que teve ações no site de buscas Google e na Rádio Eldorado.

Iniciada em 24 de agosto de 2009, os resultados gerados, sobretudo na internet, foram surpreendentes. Antes da campanha, a audiência média do site “Escolha Alumínio” era de 43 visitas diárias; com a campanha, esse número aumentou para 930 visitas/dia.

Em seis meses de campanha, os acessos ao site se concentraram em temas de construção civil e decoração, com as páginas “Móveis para cozinha”; “Box e acessórios para banheiro” e “Produtos sob medida para seu lar” sendo as mais acessadas (veja quadro abaixo). O relatório final da campanha mostrou também que o tempo de permanência dos internautas no site foi em média de 10 minutos.

Páginas mais acessadas no site Escolha Alumínio
(de 24/08/2009 a 24/02/2010)

Os anúncios com as vantagens do alumínio, que foram criados para o Google e relacionados às palavras chaves, foram mostrados (“impressões”) cerca de 9,1 milhões de vezes, durante os 180 dias da campanha. Desse total, 159,5 mil internautas visitaram o site “Escolha Alumínio”, uma taxa média de 1,75% do total, o que é chamada de taxa de conversão.

Segundo as agências Light Criação e Comunicação e Mercurion Consultoria, Informática e Marketing, responsáveis pelo desenvolvimento da campanha, ações como a realizada pela ABAL apresentam uma taxa média de conversão de 0,8%, o que mostra o interesse do público por mais informações sobre o alumínio.

“Um inesgotável interesse do grande público pelos benefícios do alumínio e por suas propriedades, em produtos que estão procurando. Tudo indica, que ainda o alumínio e suas propriedades são grandemente desconhecidos do público leigo”, conclui o relatório final da campanha.

Acompanhe a seguir as principais palavras procuradas no Google, que geraram a visualização dos anúncios, e o número de cliques que levaram o internauta ao site.

Palavras mais buscadas no Google

Campanha no rádio

A campanha também usou o rádio para estimular as visitas ao site Escolha Alumínio. Durante três meses, entre 24 de agosto e 24 de novembro de 2009, a Rádio Eldorado (AM e FM) veiculou 284 boletins, de segunda a sexta-feira. Estima-se que mais de 950 mil ouvintes tenham tido acesso a informações sobre a sustentabilidade, a reciclagem e as vantagens do alumínio para importantes segmentos consumidores, como embalagens, transportes, construção civil e bens de consumo.

A emissora foi escolhida como parceira para essa campanha pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável, perfil que se alinha a um dos principais compromissos de nossa indústria.